A Interpretação dos Sonhos completo
A obra é plena de exemplos, onde muitos sonhos são interpretados e analisados. Para proteger seus pacientes, Freud utiliza os próprios sonhos para dar sequência à obra , portanto expõe-se aos efeitos de sua própria tese, tira as consequências de seus próprios sonhos trabalhando suas próprias neuroses.
Na linguagem de Freud, o sonho é o produto da atividade do inconsciente, o qual tem sempre um sentido intencional, a saber: a realização ou a tentativa de realização mais ou menos criada, de uma tendência reprimida.
É um fenômeno psíquico e não somático; por isso, o sonho não pode ser explicado de maneira suficiente pelas excitações sensoriais, experimentadas durante o sono. É impossível sustentar que os conteúdos do sonho correspondam rigorosamente a objetos materiais que impressionam os sentidos adormecidos.
O que Sigmund Freud observou abalou uma visão centrada na consciência e criou uma nova teoria sobre a natureza humana: o desejo inconsciente, a metáfora da castração, a sexualidade infantil, e a retomada de um mito (que mais tarde elaborou o conceito de complexo de Édipo.)
A Psicanálise é um método de tratamento psíquico e de investigação do inconsciente desenvolvido por Freud, que iniciou seu trabalho usando o hipnotismo com o objetivo de fazer com que os pacientes reproduzissem as situações traumáticas que estavam na origem de seus sintomas.
Freud vai associar os sintomas inconscientes aos sonhos porque os sintomas (sonho, ato falho¹) são formações de compromissos entre o inconsciente e a consciência. A consciência