A internet e o correio eletronico
A Internet é o símbolo daquilo em que a informática pôde se exponenciar, constituindo hoje um fenômeno a nível de informação e quantidade de computadores interligados.A impressão “aldeia global”resume todo o cabedal de conhecimentos disponíveis através da grande rede.
Um computador que trabalhe desconectado da internet está fadado a se comportar como mera maquina de escrever aprimorada,pois estará distante das informações mais ricas e atualizadas do mundo em que vivemos.
Através da internet podemos pesquisar toda sorte de assuntos, bem como acessarmos as ultimas noticias, realizarmos compras ‘on-line”,dentre um universo de outras possibilidades. As salas de “chat”(bate papo) estão sempre repletas de pessoas das mais variadas faixas etárias e níveis de conhecimento. Muitos profissionais utilizam-se da internet para divulgar e vender seus produtos; as probabilidades de uso são infindas.
Como começou
Em 1969,com o nome de ARPANET, o governo norte-americano experimentou a possibilidade de se construir um rede de computadores que teriam como meta principal a demonstração da potencialidade de se estabelecer comunicação entre computadores que estariam espaçados fisicamente entre si numa larga área geográfica.A experiência foi bem sucedida e em 1973, 50 universidades e instituições militares possuíam conexões através daquela novidade tecnológica.Nos dias atuais a Internet ganhou terreno através da mola de estímulo comercial e espargiu-se pelo mundo em tamanha grandeza que não se pode precisar a quantidade de computadores que lhe estão ligados. É uma organização sem proprietário mantida por alguns autônomos.
Como se da a conexão
Através de uma linha telefônica e um dispositivo conhecido como modem, qualquer pessoa que possua um computador pode se interligar a Internet, usando para isso um provedor de acesso. Este provedor, geralmente de caráter comercial, estabelece uma ligação semelhante à companhia telefônica e nos faculta