A INTERNET E AS MANIFESTAÇÕES PÚBLICAS
1) A mídia possui um papel relevante como fonte de interpretação da realidade e dos acontecimentos, intervindo na formação da opinião pública e contribuindo para a definição de identidades individuais e coletivas.
2) Podemos acreditar que a internet está cada vez mais conquistando as pessoas pela sua facilidade de aquisição, de manuseio, pela agilidade nas respostas onde as próprias empresas em que trabalhamos estão exigindo mais e mais de cada um. Porém nada irá substituir o contato direto que temos com nossos colegas, amigos e familiares. Devemos considerar sim que com a internet temos muitas facilidades, mas nunca iremos conseguir viver num mundo só virtual. Todos os que têm acesso a um computador com internet podem expressar suas opiniões acerca de um fato, independentemente de suas condições sociais, posições políticas ou grau de escolaridade.
3) Podem sim, pois cada vez mais as pessoas querem ser ouvidas, querem poder debater os acontecimentos da sua cidade e falar realmente o que sentem sobre nossa política, saúde, educação gerando assim uma mobilização do bem. As pessoas têm encontrado na internet, em especial nas redes sociais, a possibilidade de terem suas vozes ouvidas.
4) As grandes manifestações populares da história recente do Brasil foram lideradas por movimentos sociais, estudantis e sindicais. A passeata dos 100 mil em 1968 e o Fora Collor de 1992 foi organizada por estudantes, a campanha Direta Já em 1984 cresceu a partir da entrada de sindicais partidários.
Já os protestos atuais são organizados pelas redes sociais e não apresentam lideranças definidas.
A principal questão que dificulta a força das manifestações atuais e a falta de liderança nas negociações com o governo. A panfletagem eletrônica é muito interessante, ela mostra que a outra forma de fazer política.