A internet: surgimento, serviços e datacenters
Introdução
Numa abordagem sobre internet sempre é necessário um aprofundamento em temas mais específicos para que as informações tornem-se totalmente claras e compreensíveis. Quando fala-se em internet diversos termos utilizados são específicos da área. Por isso, logo inicialmente recomenda-se tal aprofundamento sobre os assuntos aqui tratados. E como esta é uma atividade, uma discussão sobre internet e afins optou-se por referenciar este trabalho apenas por meio de informações encontradas na internet seguindo em “Referências” uma listagem de links para acesso a todas as fontes de informações na qual este trabalho foram referenciadas. São links para sites, blogs, vídeos e arquivos relacionados aos assuntos aqui abordados.
O surgimento da Internet e da internet
Não há como abordar toda história do surgimento da internet em tão pouco espaço, então o que pretende-se a seguir é fornecer algumas informações importantes para uma boa compreensão, mas nada profundo demais, e uma visão histórica do surgimento dessa grande invenção humana.
E toda essa invenção surgiu devido a rivalidade entre os Estados Unidos e União Soviética. Na Guerra Fria saia na frente quem conseguisse se desenvolver tecnologicamente mais rápido. Então para competir com a União Soviética os EUA passaram a investir fortemente em Pesquisa & Desenvolvimento. Cada país avançava mais em desenvolvimento tecnológico e cada nova criação, cada nova descoberta tecnológica que era feita significava maior avanço. E uma das criações dos EUA em reação ao “ataque inimigo” foi a criação de uma agência exclusiva para pesquisas avançadas, testes profundos e rápido desenvolvimento na área da tecnologia da informação.
Surge então, na década de 60, a ARPA (Agência de Projetos de Pesquisas Avançadas do Departamento de Defesa dos EUA). Inicialmente a ARPA servia como mecanismo de desenvolvimento e pesquisas de alto risco, mas rapidamente a responsabilidade sobre seus programas e projetos mais