A INTERNET COMO ESPAÇO DE ATIVISMO CIVICO : A defesa da cidadania animal
Licenciatura Serviço Social 1ºano
Antropologia Cultural
A INTERNET COMO ESPAÇO DE ATIVISMO CIVICO : A defesa da cidadania animal
Docente: Professor Carlos Alberto Afonso
Discente: Sharon Reinsch Ferreira
Ano lectivo: 2014/2015
Resumo: A cultura da juventude é uma grande questão da sociedade e do mundo de hoje. A cultura digital fez um importante encontro. Os jovens são muito electrónicos porque podem incorporar hoje, o que era, até muito pouco tempo, uma tecnologia do domínio privado. A cultura de consumo actual permite a aquisição privada de alta tecnologia. Como é possuída pessoalmente é utilizada de forma personalizada. A privatização e a personalização da alta tecnologia, é sem duvida central em todo o âmbito cultural. A cultura digital ao mesmo tempo que é pessoal e personalizada, tem também uma importância cívica. Os jovens estão a resgatar formas de participação cívica activista através dos media digitais.
Palavras-chave: Cultura digital, alta tecnologia, esfera digital, activismo cívico, defesa animal
Intordução: A minha abordagem trata da natureza cultural de uma sociedade no conceito antropológico de cultura. Vou explorar o tema “A INTERNET COMO ESPAÇO DE ATIVISMO CIVICO: A defesa da cidadania Animal”, que é um tema completamente contemporâneo. Num primeiro momento irei falar da cultura digital produto da tecnologia electrónica, e de seguida irei abordar a participação cívica activista dos jovens nos media digitais em relação à defesa da cidadania animal, fazendo pontos de conexão com o livro “The Civic Web – Young People, the Internet and Civic Participation” Shakuntala Banaji and David Buckingham
Cultura Digital
‘In recente years, digital media and networks have become embedded in our everyday lives and are parto f broad-based changes to how we engage in knoweldge production, communication, and creative expression’ (The Civic Web, Series Foreword)
O modelo da tecnologia que temos hoje, é o