A interdisciplinaridade e a intervenção profissional da/o assistente social
Marise de Cássia Soares de Melo (UERJ)
RESUMO
Este trabalho analisa relevantes abordagens teóricas sobre a relação entre coesão e coerência na promoção da comicidade nas histórias em quadrinhos. Numa revisão bibliográfica baseada nos pressupostos de Halliday e Hasan, na obra de Koch e Travaglia, dentre outros renomados autores que estudaram as relações entre coerência e coesão, procurando mostrar o que as particulariza e as diferencia fazendo-se dialogar esses conceitos com a construção do efeito do humor que decorre de uma habilidade na organização do material verbal empregado na expressão do pensamento que é complexa, dinâmica e libertadora, pois, o humor é um fenômeno discursivo que busca a contradição, a transgressão, o inesperado, com a intenção de criar um outro efeito de sentido. Dessa forma, mais do que apenas divertir, o texto da história em quadrinhos traduz um modo diferente de dizer, pautado na mistura de entretenimento e seriedade, deleite e reflexão.
Palavras-chaves: Coesão; Coerência; Humor; Comicidade; Histórias em quadrinhos.
INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda o que, nas pesquisas lingüísticas, tem sido denominado de coerência e de mecanismos de coesão na composição e estruturação dos textos das histórias em quadrinhos, bem como a relação entre esses processos e a interpretabilidade da comicidade nos textos humorísticos em histórias em quadrinhos do jornal O Globo. A proposta deste trabalho constitui-se de uma análise e reflexão sobre a língua escrita, reconhecendo seu valor como meio de transmissão da cultura e da informação, valorizando a escrita e a leitura de textos em quadrinhos como fonte de fruição estética e cultural, bem como de entretenimento.
A importância desse panorama é que, esta pesquisa amplia os trabalhos realizados anteriormente sobre coesão e coerência, pela inclusão