A interculturalidade ou imposição da cultura dominante
Maria das Graças de Araújo magraara@yahoo.com.br Resumo: o artigo discute estudos realizados com base no materialismo histórico e dialético e decorrente da nossa experiência como professora de Sociologia e Sociologia da Educação e de Filosofia e filosofia da educação, bem como das palestras ministradas nas escolas do ensino fundamental e médio decorrentes de uma prática de extensão universitária realizada no Campus de Rolim de Moura. Este trabalho envolve temáticas relacionadas ao currículo escolar na busca de debater com professores e alunos a apreensão de conteúdos concernentes aos temas transversais presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs tais como: racismo, ética, democracia, diversidade cultural etc. Caracteriza-se como uma investigação de caráter histórico-crítica do tipo descritivo, que se orienta em estudiosos da teoria do materialismo histórico e dialético sistematizada por Marx & Engels (1980, 2006).
Palavras-chave: Senso Comum, Saber Escolarizado, e Ciência
Introdução
O artigo discute as bases epistemológicas de construção do saber erudito visto como saber escolarizado a partir dos pressupostos da concepção marxista da educação. Originou-se de estudos realizados para sistematizar a programação de trabalhos nas disciplinas Sociologia e Sociologia da Educação e de Filosofia e Filosofia da Educação no Curso de Pedagogia do campi de Rolim de Moura e de palestras proferidas nas escolas do ensino fundamental e médio da rede municipal e estadual de ensino em temáticas vinculadas a estas áreas do saber.
Dividimos esta exposição em três textos seguintes: A reprodução da cultura dominante X respeito à diversidade cultural; A cultura popular como fonte de inspiração da cultura erudita e o terceiro que discute em síntese sobre o Ecletismo x interculturalidade e cultura escolarizada
1. A reprodução da cultura dominante X respeito à diversidade cultural;
Tratar