A interatividade - Excel
3.1 Automatizando as Células do Excel
Até o momento a única forma de mostrar ao usuário o resultado da programação era o uso do MsgBox. Essa caixa de saída é uma forma muito próxima do que faziam os programas escritos em linguagens antes das orientadas à objeto. No VBA em questão, o objetivo principal é trabalhar direto nas células que estão armazenando dados. Empresas nos dias atuais possuem dados arquivados em planilhas Excel e não são poucos. Com a internet, aquisição em “real time” se tornou muito fácil e assim as planilhas lotam facilmente durante algumas horas de serviço. A grande novidade do Excel foi seu poder de não somente trabalhar com as células como um banco de dados e com operações simples pré-definidas, mas possibilitar que programas que antes precisavam de linguagens e entradas e saídas de dados específicas pudessem ser automatizadas com os conhecimentos já existentes em termos de programação. Assim, usando o VBA é possível “conversar” com as células e ordenar tarefas tais como fazer aquisição de dados, fazer gráfico de maneira automática, copiar, colar, e programas mais complexos tais como testes estatísticos, simulações, jogos, etc.
Para programar uma planilha e interagir com as células a função chave dentro do
VBA é Cells. O leitor deve enxergar na planilha como se fosse uma grande matriz, onde as colunas A, B, C, etc. estarão numeradas no VBA como 1, 2, 3, etc. e as linhas da mesma forma. Assim, para copiar o valor de uma célula do Excel para uma variável do VBA o comando é:
Variável = Cells(linha, coluna)
Onde linha e coluna são os números associados a linha e coluna do Excel. Por exemplo a célula A1 dentro do VBA será cells(1,1), a célula B4 será cells(4,2) e assim por diante.
Suponha que se deseja alimentar uma variável x do VBA com o valor que está na célula
A1. Para isso basta dizer que a variável recebe o valor de cells(1,1) conforme a programação a seguir.
43
Se for desejado o