A Integração do Prata no Sistema Colonial: As missões jesuíticas do Guairá – O desdobramento do trabalho missionário e a fundação das reduções do Guairá.
O Paraná como todo o Brasil e América foi um território dividido entre as potências ibéricas que desde o século XV faziam empreendimentos marítimos propondo descobrir novas terras e garantir a colonização das mesmas. Com o Tratado de Tordesilhas, o Paraná virou uma terra de disputas, pois ambos os países tinham interpretações diferente do tratado. Essa disputa não ocorreu diretamente por muito tempo, por anos o Paraná foi um território de passagem para viajantes portugueses e espanhóis. Os espanhóis usavam mão de obra indígena através da servidão por contrato para extrair erva mate e procurarem por pedras e metais preciosos. Visto a dificuldade dos colonizadores de utilizarem a mão de obra indígena, em 1588 chegam ao Guairá os primeiros padres jesuítas, que dariam a região um caráter missioneiro, atuando na catequese dos índios e facilitando a utilização da mão de obra dos mesmos pelos espanhóis. Essas missões prosperam, chegando ao total de quinze em todo o território que hoje compõe o Estado do Paraná.
Vale lembrar que os primeiros contatos dos brancos europeus com os grupos indígenas que habitavam a região ocorreram no início do século XVI, com as primeiras expedições portuguesas e espanholas que passaram pelo Guairá rumo ao Paraguai e ao Peru para reconhecer o interior dos seus territórios, em processo de conquista e guerra contra os indígenas.
A exploração das populações indígenas pelos conquistadores não foi sem obstáculos como afirmam muitos autores, e a conquista dos seus territórios também não ocorreu de forma pacífica. Em todos os momentos, e por várias etnias, a resistência foi renhida e sangrenta. O território do Guairá, que compreendia parte da região norte e todo o noroeste do Paraná, foi local de trânsito de portugueses e espanhóis que iam e vinham de Assunção em direção as vilas do litoral brasileiro e, palco de guerras variadas e constantes.
As primeiras décadas do século XVII foram marcadas por uma