A Insociabilidade
Quando vivemos em sociedade podemos dizer que o homem é um ser totalmente social? Guerras, violações de direitos, tirania, são tantas as nossas fraquezas e tantos métodos de controle social, que nos fazem questionar o princípio que fundamenta a ordem social. Para que regras? Podemos viver sem as normas sociais de controle? Ocinema pode dar alguma resposta? O filme senhor das moscas é um destes filmes que contribuem para essa questão.
O filme foi inspirado no livro “O senhor das moscas”, de William Golding que ganhou o prêmio Nobel de literatura. Um grupo de estudantes sofre um desastre de avião e cai numa ilha deserta. Todos alunos de uma academia militar, um dos alunos, o comandante do grupo assume a liderança. No início a alegria é a nota dominante. Não há aulas, não há adultos, não há famílias nem qualquer tipo de controle! Começam então a divisão de tarefas e estabelecer objetivos, entretanto, nem todos os elementos do grupo possuem o mesmo pensamento. Alguns não estão dispostos a aceitar as regras do grupo, mesmo que o que esteja em causa seja a sobrevivência.
Podemos entender que a importância de uma investigação acerca das condições de possibilidade de sociabilidade dos homens implica também a de sustentação e manutenção das conquistas que contribuiram para civilização. Assim, na intenção de refletir sobre as perspectivas da chamada vida social ou gregária, ou ainda, da construção de uma sociedade civil, invocaremos as perspectivas teóricas de Kant . Para este filósofo, “uma tendência dos mesmos a entrar em sociedade que está ligada a uma oposição geral que ameaça constantemente dissolver essa sociedade” (1986, p. 13). Ou seja, apontou assim, em cada homem, uma inclinação tanto para associar-se, pelo reconhecimento dos benefícios resultantes dos progressos de suas realizações como de afastar-se pela insistente tendência de atender suas inclinações ou buscar proveito próprio.
Na primeira proposição, Kant fala