A inserção e valorização do ensino de matemática em espaços não formais de ensino
Trabalho de estágio realizado na disciplina de Metodologia do Ensino de Matemática sob a orientação do Profº Drº Vinicio.
Universidade de São Paulo
Faculdade de Educação
São Paulo
2012
“A matemática, vista corretamente, possui não apenas verdade, mas também suprema beleza - uma beleza fria e austera, como a da escultura.”
Bertrand Russell
Sumário
1. APRESENTAÇÃO
A experiência do estágio corresponde a uma das etapas mais significativas na formação do professor, pois é neste momento que este, ao colocar em ação uma proposta de trabalho, mesmo que seja apenas uma proposta de observação e análise, estará conhecendo as particularidades e o universo de cada espaço.
Assim, apesar deste estágio ser essencialmente de caráter de observação, o objetivo é entender como o espaço, neste caso um espaço não formal (fora do processo de escolarização regular), a ser observado funciona, analisar todas as variáveis e propor possíveis modificações a serem feitas para que a Matemática possa estar presente nas diversas atividades realizadas pela instituição de ensino que está sendo analisada.
O estágio para esta disciplina foi realizado no Instituto Acaia, uma organização não governamental, que oferece diversas atividades a jovens e adultos na região da Vila Leopoldina. A observação das práticas de ensino de matemática inseridas no Instituto ficaram restritas somente ao Ateliê Acaia, já que o mesmo possui uma estrutura geral menos escolarizada do que os outros núcleos, que é o objetivo principal neste estágio de observação.
Como o público do Instituto Acaia é muito abrangente, atendendo crianças de 6 a 18 anos, decidi focar as minhas observações e anotações ao público do Ensino Fundamental I, de 6 a 10 anos, que estudam no período da manhã no Acaia e no período da tarde na escola regular.
Após as horas de observação