A inovações Tecnológicas no mundo da Comunicação
Desde sempre, a comunicação (ou o meio como nos comunicamos) foi o que nos diferenciou dos outros animais. Para Bordenave (1982), a comunicação é uma necessidade básica do ser humano e sem ela não há sociedade, pois comunicação e sociedade são uma coisa só. Dessa forma, é através da comunicação que o ser humano se socializa e cada vez mais cria artifício para a comunicação mais eficiente. Ele ainda fez uma analogia com a evolução da comunicação: “(...)de uma pequena semente – a associação inicial entre um signo e um objeto – para formar linguagens e inventar meios que vencessem o tempo e a distância, ramificando-se em sistemas e instituições até cobrir o mundo com seus ramos”.
A ideia de ‘cobrir o mundo’ é fácil de pensar, uma vez que hoje se tem a internet e é possível saber de noticias do outro lado do mundo no mesmo instante que acontecem. Houve muitas inovações ao longo do tempo para chegar onde atualmente o mundo da comunicação está. Com o telégrafo e, mais tarde o telefone e o rádio diminuíram o tempo para se comunicar, apesar das distâncias.
Com a chegada da fotografia, cinema e televisão, o mundo ficou “mais perto”: já era possível ver o que acontecia em outros lugares. Assim, a cultura de outros países estava mais perto que nunca. Pode-se observar até hoje a influência da televisão na modificação da cultura. Ela é o meio de informação social e cultural muito popular e até hoje é referencial de comportamento e cultura para muitas pessoas, ocupando, em 2011, 97% dos lares (IBGE).
Com o computador, inventado na década de 40, o armazenamento de dados ficou muito maior e com a sua popularização e o advento da internet, a informação ficou muito mais acessível. Apesar de a televisão ser muito popular, a internet diminuiu muito mais as barreiras, possibilitando a formação da aldeia global. A cada dia, as inovações nesse campo só aumentam: se antes para tiver internet precisávamos de um computador, não tão