A infraestrutura logística no brasil
INTRODUÇÃO
O objetivo é explicar de maneira clara a abordagem da infraestrutura logística do Brasil e as novas tendências no cenário Brasileiro. Embasado no conteúdo visto em sala de aula, acrescido de pesquisas e opiniões de especialistas de como programar e garantir a infraestrutura logística no Brasil. Vamos conhecer o que é necessário para o crescimento e desenvolvimento de novas tecnologias na área de infraestrutura e as novas tendências para os próximos anos. O objetivo da Logística foi pensado para, Maximizar o nível de serviço oferecido aos clientes e minimizar os custos destas operações, para isso são usados conceitos tecnológicos modernos e tendências, que formam um conjunto de novas tecnologias.
A infraestrutura logística no Brasil
Antes de analisar a infraestrutura de cada um dos modais brasileiros, cabe um breve olhar acerca da matriz de transportes do país, uma vez que o transporte é o meio de integração entre as áreas de produção e consumo e, por consequência, de toda a economia brasileira.
Antigamente nos anos 70 e 80 a infraestrutura logística era muito dificultada pelos meios de rodovias e outros meios de transportes como aéreo, marítimo hidroviário, ferroviário à falta de investimentos era simplesmente precária.
Com acessos ruins e valores altos como nos casos de outras modalidades de transportes, as mercadorias demoravam muito a chegar a seu destino final e muitas vezes com grandes prejuízos dependendo do tipo de mercadoria.
Hoje o país continua claramente dependendo do transporte rodoviário, porém a logística brasileira vem passando por grandes transformações em todas as áreas de acordo com o professor Sergio Gabriel da FMC, um dos problemas de transportes em São Paulo é o trânsito que é intenso, além disso, caminhões que transportam mercadorias agora só podem circular nas marginais que ligam os polos comerciais, em horário pré-estabelecido, sujeito a pena de multa, portanto mesmo