A informática como ferramenta na gestão do conhecimento em empresas administradoras de planos de saúde
Numa economia onde a única certeza é a incerteza, apenas o conhecimento é fonte segura de vantagem competitiva.
Ikujiro Nonaka
A globalização e a revolução científica e tecnológica acarretaram algu-mas inovações dentro das organizações. A busca pela rapidez no tempo de res-posta, competência e eficiência da informação reúnem um campo fértil para que es-tudos aprofundados se desenvolvam e estabeleçam a necessidade da perfeita Gestão do Conhecimento. Inseridas nesse contexto, algumas organizações estão utili¬zando novos modelos de gestão que privilegiam estruturas orgânicas e flexíveis, bem como culturas participativas e democráticas, para um melhor aproveitamento da tecnologia e da informação.
Essas organizações formam um organismo vivo, fértil e fertilizador, sendo ágeis, capazes de assimilar e transformar a informação em oportunidades, com rapi-dez decisória, dentro de um breve espaço de tempo e que de alguma forma incenti-vem a iniciativa própria do seu capital humano, assim como suas habilidades de transformar conhecimento em meios de ação, já que o conhecimento não vale o quanto pesa, mas o quanto flui. Entretanto, nem todas as organizações se adequa-ram a este modelo, dentre elas a CAPESESP (Caixa de Pecúlios, Assistência e Pre-vidência dos Servidores da Fundação Serviços de Saúde Pública), empresa que atua no segmento de planos de saúde desde 1991, atualmente com 26 gerências regionais, localizadas em todas as capitais do país, com exceção da cidade de São Paulo e administrando uma clientela de aproximadamente 270 mil associados e 5 mil credenciados, entre hospitais, laboratórios e médicos, espalhados por todo o territó¬rio nacional.
A partir de 1993, a CAPESESP adotou uma política de descentralização dos procedimentos, dando às suas gerências regionais autonomia, transformando-as em verdadeiras unidades de gestão autônomas. Com isso, foram criadas mini-empresas, ficando cada gerência responsável pela administração dos processos da