A informática aplicada a administração de empresas
Resumo. Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre o uso da informática na administração das empresas. Sobre como foi o crescimento e a adaptação das empresas e funcionários ao uso da informática no seu cotidiano até chegar aos dias de hoje onde uma empresa sem o uso da informática e tecnologias em geral não sobrevive. Quais são as vantagens e desvantagens da informática, como deve ser o comportamento de profissional de TI dentro e fora da empresa. O que algumas empresas consultadas pensam sobre o assunto.
1. Introdução
A cada dia que se passa se administrar uma empresa, uma loja, ou te mesmo seu dia a dia sem o uso da informática torna-se cada dia mais complicado devido a necessidade de controlar tantas informações, sejam elas preços ou quantidade de produtos em uma loja, as contas a pagar ou receber, nossos compromissos do cotidiano com reuniões, trabalhos, viagens.
Esse avanço das facilidades que a informática nos proporciona hoje, não foi algo que aconteceu do dia para a noite, foi um processo relativamente rápido se comparado a outros acontecimentos como a evolução dos automóveis ou dos direitos humanos.
A informática na administração de empresas está associada a inúmeras tarefas como programas para controle de estoque, para gerenciamento de RH, na comunicação entre empresas e funcionários, ou até mesmo no controle sobre o que o funcionário faz durando seu expediente.
Além das necessidades internas da empresa existe também o crescimento do uso da informática na outras empresas que acabam obrigando todas a se adequarem ao seu uso. Como bancos, notas fiscais que antes eram emitidas por papel e hoje são eletrônicas e na troca de informações.
2. A História da Administração
A história da Administração surgiu há muitos séculos atrás, mais precisamente no ano 5.000 A.C., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorar a resolução de seus problemas práticos,