A influências do negro para a formação socio-cultural brasileira
DACILENE CORREIA RAMOS
A INFLUÊNCIAS DO NEGRO PARA A FORMAÇÃO SOCIO-CULTURAL BRASILEIRA
Artigo Científico Apresentado à Faculdade de Educação da FINOM, com requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em História e Cultura Afro.
Triunfo
TRIUNFO,2012
A INFLUÊNCIAS DO NEGRO PARA A FORMAÇÃO SOCIO - CULTURAL BRASILEIRA Dacilene Correia Ramos ¹
RESUMO:
Se formos parar para pensar claramente e justamente sobre a herança que adquirimos com a chegada de povos diferentes aqui no Brasil, perceberemos que a nossa cultura é antes de tudo miscigenada. Por termos sido colonizados por muitas raças distintas, a maior herança que recebemos não foi dos colonizadores, mais sim daqueles que por força e resistência de sua cor foi obrigado a construir um pai de brancos.
Mesmo com poucos, raros e injustos registros encontrados atualmente, percebemos que não foi somente o legado cultural que adquirimos com o passar do tempo dos nossos antepassados negros.
Além de termos sido agraciados com uma cultura artística variada e uma gastronomia ímpar, podemos ressaltar que a maior de todas as heranças e a menos perceptível é justamente a cultura de sermos guerreiros, batalhadores, difusores de pura resistência em meio as dificuldades.
Palavras-chave: Negros. Cultura. Herança. Sociedade.
Introdução:
Brasil, um país multicultural que sucede povos visionários, ricos, de grande estima e inúmeras vitórias sociais internas e externas para a glória do país.
É nesse contexto que descrevemos a nossa terra, enfatizando a colonização que dispõe de grandes contribuições para a nossa até então “Pátria amada”.
Mas, por trás das grandes culturas que dominam a maior quantidade de livros históricos do Brasil, existe uma minoritária