A influência que a mídia tem sobre o comportamento do consumidor
¹ Raquel Maíra Nogueira
No Brasil, a televisão e os demais meios de comunicação, através do discurso publicitário direto e indireto, exercem grande pressão para que consumamos. A necessidade de adquirir mercadorias e serviços é atualmente produzida com grande força, através da relação existente entre as mídias e a sociedade. O desejo de consumo reproduz-se segundo a estruturação social. A mídia chama, convence, instiga. E não apenas ao consumo, mas também em nosso comportamento.
O papel da mídia é importante em vários pontos do processo. A publicidade televisiva é usada com freqüência para aumentar o conhecimento informando as pessoas sobre a qualidade da marca e sobre o que ela tem a oferecer. Tanto a TV quanto as revistas podem ajudar o consumidor a ter uma preferência. (KATZ, 2002; 61)
Ela forma atitudes, cria estilos, quebra censuras e desvia caminhos. Esta está sempre em constante movimentação e interage com as construções de natureza ideológica e com suas relações – representações mentais -, mesmo que distorcidas, da materialidade social. A mídia pode ser vista como uma manipulação de massa. Basta bloquearmos algumas coisas, filtrando o que julgamos aproveitável ou não, para não cairmos na "armadilha" da televisão. Por exemplo, na mídia brasileira, existem muitos programas que ensinam desde cedo muitas meninas a rebolar e a dançar aquelas coreografias, digamos "sensuais" dos grupos de axé, pagode, etc... levando a um amadurecimento precoce e distorcido, em que as meninas se imaginam já adultas e querem ter atidudes de adultos. Com isso acabam deixando de viver a magnitude e fantasia da fase infantil.
_______
¹Dissente do 6° período do curso de Publicidade e Propaganda da Univale (Universidade Vale do Rio Doce). e-mail: raquelmaira@hotmail.com. Os comportamentos de consumo são estimulados por mensagens que relacionam idéias como felicidade, sucesso,