A influência no mercado de trabalho
Segundo Chiavenato et al (2003) a administração vem sofrendo novas transformações na vida empresarial. As empresas que não se adequarem para estas novas alterações poderão estar fadadas ao não desenvolvimento, ou seja, não estarão acompanhando o processo natural de aperfeiçoamento e evolução organizacional. O meio empresarial dessa nova era do conhecimento somente poderá manter suas vantagens competitivas no futuro por meio da inovação tecnológica ou da melhoria contínua dos produtos já existentes. Mas somente isso não basta, é preciso a figura do líder para que seja assegurado o desempenho da organização. Para que a produtividade do trabalho funcione realmente, e alcance os efeitos aguardados, é necessário que os participantes de uma determinada unidade de trabalho rentabilizem ao máximo seus recursos (materiais, humanos, tecnológico, etc.) disponíveis. Dando tal valor aos recursos especialmente ao "capital humano", a produtividade proporcionará lucratividade que é o objetivo final de toda empresa, juntamente com a satisfação pessoal.
A metodologia utilizada foi baseada na pesquisa exploratória de ordem teórica viabilizada, portanto, através de levantamento bibliográfico. Este estudo adotou também o método hipotético dedutivo, o qual procurou resolver os problemas de generalização dos resultados por meio da idéia de falseabilidade como método de abordagem. Segundo teóricos, o trabalho metodológico concluído com a realização de estudo por meio de pesquisa bibliográfica utiliza apenas fontes escrito tais como: artigos científicos, revistas e livros, para aprofundamento sobre o tema através de seus autores.
Chiavenato conclui que diante dos conceitos e teorias estudados, foi possível identificar que a liderança não é um dom exercido pelo líder, em que este apenas determina e faz exigências, mas sim, deve ser conquistada levando em consideração