A Influência dos Artistas e da Prefeitura para a Mudança do Cenário Cultural de Ribeirão Preto
Nome: Marcelo Evangelisti Ribeiro
Instituição de Ensino: Centro Universitário Barão de Mauá
Atuação Profissional: Artística
Resumo: A cidade de Ribeirão Preto- SP teve por muitos anos sua cultura atenuada e desvalorizada pela prefeitura municipal, porém este cenário altera-se com a nova gestão, que com o foco de tornar-se um modelo de administração pública, passa a dar valor a diversos segmentos importantes para o crescimento da cidade, sendo um deles: a cultura. A valorização da cultura somada à enorme demanda de trabalhos artísticos que já existiam na cidade, porém sem o seu devido destaque, possibilitou uma alteração no cenário cultural da cidade de Ribeirão Preto, que no ano de 2010, recebeu o título de “Capital da Cultura”. O título, mérito da nova administração e da vontade dos artistas em estruturar cada vez mais seu trabalho, serve de estímulo para a cidade, que até então tinha sua política voltada para o agronegócio, tornando-se agora palco para um Festival de Teatro.
Palavras chaves: Valorização, Festival, Cultura, Prefeitura
No dia 31 de agosto de 2010 a cidade de Ribeirão Preto foi eleita a capital da cultura. A reportagem publicada no site da secretaria da cidade destaca que Ribeirão concorreu com: Bento Gonçalves (RS), Campo Mourão (PR), Gramado (RS), Paranaguá (PR), Prados (MG), Lapa (PR), Paraty (RJ), Santo Amaro (BA) e Senador Pompeu (CE). Este título, muito importante para a cidade, revela a valorização cultural realizada pela atual administração, porém podemos pensar no título também por um outro prisma.
Durante muitas gestões administrativas, a cidade de Ribeirão Preto que possui um teatro como o Pedro II, um Cine Clube Cauim, uma feira nacional do livro e diversas outras atividades culturais, tinha sua política pública mais voltada para o agronegócio; com a mudança no governo, o foco passa a ser não somente a agricultura e todos os