A influência do Treinamento Resistido no desempenho de mulheres em testes de aptidão física
Nos dias atuais, praticamente todos os concursos para as polícias, exigem que os candidatos submetam-se a testes de aptidão física. Para ingressar o candidato tem que ter um bom desempenho em todas as etapas do concurso, pois todas são eliminatórias, mas, ao concluir as provas discursivas e objetivas, vem o TAF, que tem como objetivo avaliar a capacidade física do individuo de desempenhar com segurança as funções típicas do cargo que ocupara.
Nos editais dos concursos, o candidato toma ciência de todas as provas a serem realizadas, e no caso do TAF, será solicitado ao candidato o cumprimento de atividades relacionadas a capacidades físicas distintas, tais como: resistência aeróbica (corrida de 12 minutos), teste de força (barra fixa dinâmica ou estática), bem como outros..
Os desempenhos exigidos nos testes destinam-se a avaliação da força, da resistência muscular e da capacidade aeróbica que um candidato precisa possuir para suportar, física e organicamente as exigências do curso de formação profissional, bem como desempenhar com eficiência e segurança as atribuições do cargo policial (BENTES, 2013).
No intuito de entrar no mercado de trabalho ou de conseguir um emprego com melhores condições, mulheres inscrevem-se em concursos para cargos na segurança pública, e, principalmente investem tempo e dinheiro na preparação teórica, esquecendo na maioria das vezes que logo após aprovadas na fase intelectual terão que passar pelos testes de aptidão física, testes estes que feitos por pessoas sedentárias ou pouco preparadas frustram muitos sonhos.
Muitas candidatas acreditam que ao serem aprovadas nas provas intelectuais, terão tempo de preparar-se para os testes físicos, o que não acontece. É nesse período de poucas semanas ou dias que mulheres comuns buscam superações físicas inimagináveis que, na maioria das vezes trazem um resultado frustrante de uma reprovação