A influência do rendimento dos atletas do desporto escolar no treino desportivo.
Teixeira, José Luis
Veloso, Manuel
Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
Departamento de Ciências do Desporto
Resumo
Este estudo pretende descobrir se a carga horária dos alunos do desporto escolar afecta o seu rendimento no treino desportivo. Realizou-se um pré-teste e um pós-teste a 15 alunos, entre os 10 e os 16 anos de idade, nos dias em que tinham mais e menos aulas respectivamente. Por conseguinte, foram analisados os horários escolares dos sujeitos e foi aplicada uma bateria de exercícios. A análise dos dados seguiu os seguintes tratamentos: análise da curva de distribuição dos dados pelo teste de Shapiro-Wilk; para a comparação dos testes pré e pós aplicou-se o teste t para amostras emparelhadas e o coeficiente de correlação de Pearson para a determinação da associação entre a variação da carga horária e as variáveis de teste. Foi encontrada na literatura respostas psicológicas e fisiológicas que comprovam os resultados obtidos.
Palavras-chave: rendimento, carga horária, desporto escolar, treino desportivo
1. Introdução
O Desporto constitui um dos fenómenos sociais com maior impacto na nossa sociedade e a sua prática, correctamente desenvolvida, representa uma importante fonte de valorização das pessoas e da sua qualidade de vida.
Contudo, a sua situação em Portugal poderá adivinhar-se difícil, devido à problemática situação dos clubes e associações que, desprovidos de recursos humanos, físicos, materiais e com a inexistência de instalações desportivas adequadas para a prática desportiva diária dos seus cidadãos, resulta cada vez mais, em acentuados défices na formação desportiva das crianças e jovens em contexto escolar (Sousa, 2006).
O Desporto Escolar é, sem dúvida, um fenómeno de evolução no nosso país que, cada vez mais, se afirma com um elevado impacto na comunidade escolar. O seu
2
tempo de prática e convívio nos treinos e competições ajuda os alunos a crescerem, apresentando-se como elementos essenciais da