A influência do papa
O Papa e a Igreja católica para a sociedade: Antigamente a sociedade era controlada pela igreja católica; Durante muito tempo a Igreja manteve um grande poder econômico, político e social dominando a “primeira classe” da época. Na idade média a cultura foi muito influenciada pela religião católica. As pinturas, esculturas, livros, tudo tinha relação com a religião. A igreja era muito respeitada, e aqueles que não a respeitavam eram condenados Hereges (contra a religião). Atualmente a igreja Católica continua sendo a mais venerada (seguida) das religiões, por ser a mais antiga.
* O Papa: O Papa é a autoridade máxima na hierarquia da Igreja Católica Apostólica Romana. Uma das funções do papa é levar para as pessoas as crenças católicas, com o objetivo de conseguir mais seguidores e fiéis. O numero de seguidor da igreja Católica diminuiu muito após a mídia começar a destacar os escândalos em que esteve envolvida a Cúria Romana:
Pedofilia, o Vatileaks, problemas financeiros no banco do Vaticano (Sabemos que a mídia não resiste ao sensacionalismo, principalmente ligado a Igreja Católica) Outra função do papa (e da religião) é transmitir mensagem respeito, harmonia e paz entre povos.
Atualmente ocorreu uma importante fase na Igreja: A renuncia do Papa. O fenômeno foi tão grande, que chamou a atenção até de quem não segue a religião. O local (vaticano) ficou lotado, não apenas de cristãos seguidores da igreja, mas também de turistas, mídia e curiosos que queriam fazer parte do momento.
“O papa vestido de branco que exerce uma atração irresistível sobre tantas pessoas no mundo inteiro, que podem ou não estar de acordo com sua linha de pensamento e seu jeito de dirigir-se às massas está aí para lembrar-nos que o Transcendente ainda se encontra muito presente na realidade e na vida humana. Se não como convicção de fé, ao menos como desejo. Ou saudade. Em um mundo cansado de receber