“ A influência do negro, do branco e do índio na cultura folclórica brasileira”
Todas os tipos de etnias tiveram fortes influências na formação da nossa cultura até hoje, algumas com maiores mudanças, formas, mais adereços, do que outras. Toda a cultura se transforma e evolui com o tempo, pois ganha nova vida, se modifica com o passar dos anos. Vamos falar aqui de algumas influências e características da cultura do:negro, branco e índio.
Começamos com a cultura trazida dos negros, vindo da África, onde trouxeram suas religiões, e suas formas de resistência social. A religião vinda das tribos africanas se transformou aqui no Brasil, misturadas com a religião dos brancos, onde acabaram denominadas Ubanda e Candomblé por exemplo, onde se concentraram principalmente na Bahia, onde até hoje se fazem cultos e até festas em homenagem a essas religiões. Mas também se alastraram por diversos estados, mas de diferentes formas e rituais. Foi na tentativa de catequizar os negros que os europeus promoveram enormes mistura e interrelação de culturas religiosas.
Os negros também contribuíram em nossa linguagem, pois na diversidade de línguas no continente africano, em nossas terras eles tiveram que criar um vocabulário comum, para se entenderem em terras estranhas, e surgiram palavras que perduram até hoje como: caçula, cafuné, moleque, samba,etc.
Na música e na dança também os negros nos deram boas heranças, como o samba, chorinho, pagode, afoxé, festas folclóricas, maracatu, etc. Esse último, o maracatu ainda é praticado em algumas regiões brasileiras, cada qual com a aua maneira e heranças, com roupas e objetos diferentes. Em algumas cidades há eventos com danças como o maracatu.
Assim como vieram as músicas e danças, com elas veio também os instrumentos que as acompanham como berimbau, atabaque, objetos de percussão, etc. O samba veio dos angolanos, e ao longo dos anos foi se transformando, se materializando, e hoje é uma das maiores festas do mundo no Rio de Janeiro,