A influência de karl marx na economia e política.
Karl Heinrich Marx nasceu em 5 de maio de 1818 e faleceu em 14 de março de 1883. Durante sua vida, e até mesmo após sua morte, foi responsável por diversas obras, muitas em parceria com Engels, fundamentais para economia e política, que viriam a influenciar fortemente tanto a sua época, como tempos recentes.
Dentre as obras de Marx, podemos citar:
A Sagrada Família – Crítica de uma Crítica Crítica, a qual analisa as consequências políticas do neo-hengelianismo, preconizando desde então uma política liberal elitista. Ideologia Alemã, onde, juntamente com Engels, fazem um balanço de suas consciências filosóficas. A Miséria da Filosofia, onde faz um contraponto à Filosofia da Miséria, que era o sistema de contradições econômicas escrito por Pierre-Joseph Proudhon. Manifesto Comunista, célebre obra que propõe a substituição do programa de propriedade privada por projeto de apropriação coletiva dos meios de produção, atingindo assim a produção capitalista e a fonte de alienação do homem que vive numa sociedade capitalista. O 18 Brumário, escrito em tempo de recesso político em 1852, no qual analisa o golpe de Estado de Napoleão III. Para a Critica da Economia Política, obra de 1859, o qual não causou muita repercussão. Em 1867, redigiu O Capital, primeiro volume (segundo e terceiro volumes foram editado após a sua morte por Engels), também uma de suas mais importantes obras.
Dentre suas atividade políticas, podemos citar:
Sua atuação na Liga dos Comunistas, participando do segundo congresso da Liga em 1848, ocasião na qual redigiu conjuntamente com Engels o Manifesto Comunista, uma de suas mais importantes obras. Atuou também na Primeira Internacional Socialista, na qual era o secretário geral, esse movimento intentava substuitir as seitas socialistas ou semi-socialistas por uma organização efetiva socialistas ou semi-socialista organizada por operários dispostos a irem à luta, contudo, na prática a Internacional