A INFLUÊNCIA DA VIDA FAMILIAR NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DE CRIANÇA DAS SÉRIES INICIAIS.
MARIÉLI MARTIM DA SIVA – RU – 597833 - TURMA- 2010/08
INTEGRAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA – UMA PRÁTICA NECESSÁRIA
SANTA CRUZ DO SUL/RS
2013
1 FAMÍLIA E ESCOLA: PARCERIA EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO IDEAL
Por trás de muitos distúrbios de aprendizagem ou inadaptação de crianças das séries iniciais à escola, pode haver algum tipo de tensão emocional cuja origem encontra-se no universo familiar. Tais dificuldades podem ser oriundas de um sistema familiar precário e ineficiente. A escola, no entanto, como sendo parte de um processo socializador no qual a criança deve estar inserida pode amenizar ou até mesmo superar essas dificuldades, contribuindo para as mudanças comportamentais necessárias.
Para a boa formação de um indivíduo autônomo e capaz, deve-se buscar a harmonia na relação da família com a escola, já que tradicionalmente essas duas instituições tem sido apontadas como parte fundamental, tanto do sucesso quanto do fracasso escolar e um relacionamento de forma harmônica entre elas pode ampliar a qualidade de ensino e intensificar o comprometimento das mesmas com a educação das crianças.
A escola não vai deixar de passar os valores morais e afetivos ao aluno, até por que a escola se torna sua segunda casa. Mas a família tem que estar presente na vida cotidiana da criança. Na idade infantil elas necessitam muito da presença da família, e quando não há sentem falta, fazendo de tudo para chamar sua atenção. Tiba (2011, p.186) alerta que, “se a parceria entre família e escola se formar desde os primeiros passos da criança, todos terão muito a lucrar. A criança que estiver bem vai melhorar ainda mais, e aquela que tiver problemas receberá a ajuda tanto da escola quanto dos pais”.
É sabido que a família é a base para qualquer ser humano e toda criança precisa saber qual é sua família, seja ela de sangue ou não. Toda família deve ser composta por pessoas unidas pela vontade de