A influência da mídia no tribunal do júri
2.1. HISTÓRICO DO TRIBUNAL DO JÚRI E O DO DIREITO DE IMPRENSA
2.1.1. Histórico do Tribunal do Júri
Muito ainda se busca ao tentar encontrar a verdadeira origem do Tribunal do Júri, pois muitos doutrinadores não sabem ao certo a verdadeira raíz do conselho de sentenças.
O que se sabe, é que por mais que não seja certo e determinado o seu nascimento, a grande influência e modelo nos Tribunais do Júri da era moderna, veio da Inglaterra.
É tão grande a influência daquele país, que escritos doutrinários, remetem as origens do Tribunal do Júri à história da antiga Inglaterra, onde, por volta de 1215, foram extintas pelo Concílio de Latrão as ordálias e os juízos de Deus. “Ordálias correspondiam ao Juízo ou julgamento de Deus, ou seja, crença de que Deus não deixaria de socorrer o inocente.” (Gomes, 2010)
Ordálias eram nada mais que submeter o acusado a um desafio para que ele pudesse comprovar a sua suposta inocência, porque acreditava-se que Deus interveria divinamente durante a provação posta a ele, em outros dizeres, significa dizer que, se o acusado da prática delituosa realmente fosse inocente, Deus o ajudaria com um milagre mostrando que ele de fato não era culpado, e ainda o livraria de qualquer dano que o desafio compelido a ele, pudesse ocasionar.
No mesmo contexto, é interessante relembrar que o Júri na velha inglaterra nasceu para julgar principalmente os delitos praticados por bruxarias ou com caráter místico, tendo com a participação no corpo de conselho de sentença doze homens da sociedade que tinham consciências purificadas e elevadas a Deus.
No entanto, é relevante ressaltar que muitos estudiosos dão o nascimento do Tribunal do Júri a outros países e em contextos históricos diferentes, vez que, se fala muito da nascença desse instituto na época clássica de Grécia e Roma.
Entretanto, é certo que grande parte da doutrina não teme em afirmar que de fato o país brasileiro seguiu a mesma linha de modelo do Júri Popular