A INFLUÊNCIA DA LIBRAS NA COMUNICAÇÃO EM SOCIEDADE
As línguas de sinais são consideradas línguas naturais e consequentemente, compartilham uma série de características que lhes atribui caráter específico e as distingue dos demais sistemas de comunicação (...) são, portanto, consideradas pela linguística como línguas naturais ou como um sistema linguístico legítimo, e não como um problema do surdo ou como uma patologia da linguagem (p. 15-16).
Nesse contexto o que pude perceber é que desde o inicio da humanidade a comunicação dos surdos sempre foi vista como algo incomum pelo o fato de se expressarem de forma diferenciada através de gestos com o uso das mãos e alguns ainda hoje confundem com mimicas, que de fato existem.
Muitos mitos são integrados nessa história mais o que mais me chamou atenção foi o de que “As Línguas de Sinais derivariam da comunicação gestual espontânea dos ouvintes” (QUADROS; KARNOPP, 2004).
Penso que ainda hoje as pessoas veem assim, pois não conhecem o mundo da libras, não sabem ou imaginam o que passa uma pessoa surda pelo o fato de não puder falar, se expressar através da linguagem oral, também não buscam conhecer essa língua para compreender o que acontece.
Tive oportunidade de assistir alguns filmes sobre o assunto como: black e hellen quellen, isso me fez refletir como é doloroso para quem necessita e principalmente para quem cuida no caso a família, por isso creio que esse é um dos principais fatores que fazem com que a família esconda a deficiência de uma pessoa.
Meu marido é cadeirante e sofremos preconceito, “segregação”, e ele sabe se defender de todos e pode falar, fico imaginando como se defende uma pessoa surda no momento em que ninguém entende o que ela quer “dizer” ou pensa, sendo que esse surdo nunca foi a escola ou mesmo conhece os sinais da libras?
Sabe é muito complicado ser diferente quando todos te veem com indiferença, acho que o problema está na cultura o que foi dito, ensinado desde as primeiras