A influência da governança corporativa no desempenho organizacional em uma empresa de transporte
Orientadora:
MATOS, Kellen Cristina Aparecida.
Autores:
SANTOS, Amanda de Fátima; BRASIL, Elicarlos Rodrigues; MENDONÇA, Juliana Murrer; ALMEIDA, Ludmila Cassiane Cirino; CUNHA, Priscila Lopes; SOUZA, Rodrigo Brugger Matias; MOURA, Samuel Costa.
RESUMO
A governança corporativa vem se infiltrando cada vez mais nas organizações de médio e grande porte. Dentre esse novo sistema, o board interlocking, tem sendo a opção de grande parte das organizações, pois, com a implantação desse novo conjunto, elas adquirem muitos benefícios, como a agilidade nos processos e a transparência de informações. A grande dificuldade desse sistema é a escassez de mão de obra qualificada e alto custo de implantação. A partir dessa dificuldade a escolha para adotar a governança deverá ser criteriosa e cautelosa, devendo colocar em uma balança os prós e os contras já que poderá gastar e não ter lucratividade. O board interlocking é um investimento a longo prazo, precisando ser acompanhado. O objetivo desse artigo é encaminhar e analisar o impacto do conselho de administração e de seus conselheiros dentro de uma organização de transportes. Concluímos que na Jamef, a governança corporativa foi de extremo impacto, tornando indispensável para a manutenção de sua marca e crescimento no mercado, seu lucro aumentou em torno de 40% após a utilização desse método, assim atingindo a melhor eficiência em seus processos.
Palavras - chave: Governança Corporativa – Board Interlocking – Jamef.
1 INTRODUÇÃO
Governança corporativa vem da expressão inglesa (corporate governance) e é definido como o conjunto de relações entre a administração de uma empresa, seu conselho de administração, seus acionistas e outras partes interessadas. Algumas empresas que adotam a governança corporativa buscam a transparência de suas informações, levando a uma visão ampla e real dos seus processos, clareza ao