A influência alimentar na atividade física
Centro de Ciências da Saúde – CCS
Curso de Educação Física – bacharelado
Disciplina: Nutrição e Atividade Física
A Influência Alimentar na atividade física
Wesley Mesquita Bastos
Sobral – Ce
16 de maio de 2012
Introdução
Os atletas veteranos e novatos, jovens e velhos experimentam diversos tipos de dieta na busca de uma performance cada vez melhor. Essas manipulações dietéticas vão desde o alto consumo de carboidratos que, com base em dados cientificamente comprovados, beneficiam a performance, até o uso de técnicas condenáveis para perda de peso e o abuso de suplementos dietéticos.
Infelizmente, as manias de dietas e o abuso dos suplementos alimentares são estimulados pela ignorância no que diz respeito à nutrição. Quanto às prátricas alimentares, é necessário buscar uma maior compreensão da influência da alimentação. Mendonça CP, dos Anjos LA. Departamento de nutrição social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasi; 2003. A prova mais concreta dessa falta de informação é a grande lacuna que existe entre a orientação nutricional saudável para os atletas, comprovada cientificamente, e os hábitos alimentares reais de muitos esportistas.
Desenvolvimento
Os hábitos dietéticos dos atletas variam singularmente entre diferentes grupos de atividade. Estudos descritivos da investigação de práticas alimentares de diversos grupos de atletas revelaram consumo elevado de suplementos nutricionais e de dietas complementares específicas e a constante manipulação de componentes dietéticos. Lamentavelmente, os estudos sobre o assunto não são freqüentes, e a publicação dos resultados fica defasada diante das mudanças que ocorrem em relação aos modismos nutricionais no meio esportivo. Os atletas confiam piamente nas informações nutricionais que recebem dos treinadores, colegas e revistas especializadas em condicionamento físico. É menos provável confiarem nos dietistas, como fonte