A influencia graga sobre a geografia
Geografia vem do grego estudo do solo, geo-terra, graphos-estudos, e muitos dos teóricos acreditam que Estrabão (64-20 d.C.),Greco-Roma, foi o primeiro a usar o termo Geografia. Com isso, houve um resgate para a memória e evolução tanto do pensamento geográfico quanto da cartografia, assim como destaca o papel da imaginação, da inovação científica e das técnicas desenvolvidas pelos gregos como componentes essenciais..Essas ciências são devedoras, assim como outras diversas áreas de conhecimento, em seu passado, a imaginação, a inovação e ao principiante desenvolvimento técnico nascente na Grécia, na antiguidade.
Outras influências gregas Mitologia; Literatura; Ciência; Política, Invenções de instrumentos; Registros em livros; Criação de mapas e etc...
INFLUÊNCIA DOS GREGOS
A geografia era um dos saberes dos gregos, assim como ciência e a filosofia. Alguns elementos naturais e geográficos podem estar diretamente associados não somente as primeiras observações de fenômenos da natureza, mas também ao nascimento e ao desenvolvimento de técnicas que levaram os gregos a um grande feito, saber a localização de seu território e do território vizinho, de praticamente todos os lados: o mar Mediterrâneo, a localização do território grego entre a Europa (Sul), África (Norte) e a Ásia (Oriente Médio). Sabendo a sua localização, certamente seria o caminho de passagem das culturas e comércio. Outra importância é a presença de reentrâncias no litoral que favoreceram a navegação, sem a qual muitos dos relatos do mundo conhecido por eles não teriam sido feitos, além das mitológicas viagens, envoltas em mistérios e influência de deuses. Essa característica isolava os vários grupos humanos locais, dificultando a comunicação e favorecendo a formação política predominante: a Polis. ( Cidades-Estados, que tinham um governo próprio).
A intensificação das rotas pelo Mediterrâneo facilitou o intercâmbio cultural e as ideias entre o