A influencia dos meios de comunicação na tribalização
Entende-se que cada época tem suas características específicas influenciadas pelos meios e que, atualmente, a mídia digital é um fator importante na construção do imaginário.
Considerações Iniciais
Entende-se que cada época tem suas características específicas influenciadas pelos meios e que, atualmente, a mídia digital é um fator importante na construção do imaginário.
O final do século XX deixa marcas de uma profunda revolução dos meios de comunicação, as quais vem interferir diretamente nas relações sociais.
A sociedade contemporânea convive com a chamada mídia digital. Conforme Nicholas Negroponte, “no contexto da vida digital, o que a maioria dos executivos dos meios de comunicação pensa e discute é a transmissão melhor e mais eficiente do que já existe”. Ele mesmo afirma que “o mundo digital é intrinsecamente maleável. Ele pode crescer e modificar-se de uma forma mais contínua e orgânica do que os antigos sistemas analógicos”. As tecnologias digitais, que hoje, na sociedade contemporânea, têm também como referência a virtualidade, segundo Pierre Lévy, “... surgiram, então, como a infraestrutura do ciberespaço, novo espaço de comunicação, de sociabilidade, de organização e de transição, mas também novo mercado da informação e do conhecimento”. De acordo com ele, “em geral não importa qual é o tipo de informação ou de mensagem: se pode ser explicitada ou medida, pode ser traduzida digitalmente”. Haja vista a quantidade de pessoas que participam do Facebook (rede virtual de relacionamentos), e comunidades virtuais em geral.
Todavia, o que se observa é que o mundo está vivenciando uma nova forma cultural, batizada por alguns pensadores como cibercultura. E como propõe André Lemos, “é a cultura contemporânea, associada às tecnologias digitais (ciberespaço, simulação, tempo real, processos de virtualização), que cria esta nova relação”. Ele explica