A influencia do stress no clima organizacional
REIS, Andre Barbosa
ALMEIDA, Daniele Aparecida dos Santos
BARROS, Janaina Laitz de
FREITAS, Mariana Aparecida Campos
FILHO, Roque Vieira Domingues
Resumo
Qualquer organização, por mais bem estruturada que esteja, pode funcionar mal, embora se deseje e presuma que o seu funcionamento deva ser regular e sem falhas; tudo depende da qualidade do “material” com que foi constituída e do modo de a gerir. Sendo assim, este estudo trata de fatores externos à organização que afetam no comportamento motivacional dos indivíduos que nela atuam.
Palavras chave: Organização, comportamento, fatores externos.
Tema central: Administração
Abstract
Keywords:
1. INTRODUÇÃO De acordo com Chiavenato (1999), as pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro de organizações. E as organizações por sua vez, dependem das pessoas para poderem funcionar e alcançar sucesso. De um lado, o trabalho absorve considerável tempo de vida e de esforço das pessoas que dele dependem para sua subsistência e sucesso pessoais. De outro lado as organizações dependem direta e inevitavelmente das pessoas para operar, produzir seus bens e serviços, atender seus clientes, competir nos mercados e atingir seus objetivos globais e estratégicos.
Com toda certeza, as organizações jamais existiriam sem as pessoas que lhes dão vida, dinâmica, impulso, criatividade e racionalidade. Na verdade, cada uma das partes dependem da outra. Trata-se de uma relação de mutua dependência na qual há beneficio para ambas as partes.
As pessoas constituem o principal ativo das organizações. Daí a necessidade de tornar as organizações mais conscientes e atentas a seus funcionários.
Deparamo-nos com a questão a ser pesquisada. Qual o principal fator externo no clima organizacional? Do conceito de motivação – nível individual – surge o de clima organizacional – no nível da organização. É a “qualidade ou propriedade do ambiente organizacional