A influencia da revolução francesa na independência do brasil
2. Após transformar a França numa superpotência, só faltava uma coisa para que a França fosse o país mais poderoso do mundo: a Grã-Bretanha tinha que falir. Nisso, ele fez o Bloqueio Continental, que proibia a Europa de comercializar com a Grã-Bretanha;
3. Portugal, aliado dos ingleses, estava numa péssima situação. Se não aderisse ao Bloqueio, os franceses acabariam com o país, e se o fizesse, os ingleses bombardeia riam Lisboa. Então, levando todas as riquezas de Portugal, a Família Real fugiu para o Brasil.
4. Oito anos depois, ocorreu a queda de Napoleão, e o Congresso de Viena disse para os reis voltarem aos seus países. A Família, não querendo voltar para Portugal, elevou o Brasil à Reino Unido a Portugal e Algarves, assim transformando o Brasil de colônia à sede da Metrópole (só no papel, porque na pratica não mudou nada).
5. Como a Família Real gastava muito para viver no luxo, os impostos aumentaram e o povo se revoltou com isso, já que como o comércio de açúcar e algodão estavam arruinados, era hora de dar um basta. Foi o início da Revolução Pernambucana.
6. Rapidamente, os revoltados tomaram o poder, porém havia um detalhe: eles queriam o fim da escravidão, que provocou muitas discussões. No meio deste papo, demorou tanto para sair uma resposta que d. João, príncipe de Portugal, reuniu um exército e voltou ao poder. Mesmo assim, o episódio mostrou aos brasileiros que eles podiam se livrar dos portugueses.
7. Ocorreu então o que ninguém imaginava: Portugal, a grande metrópole, estava indo à falência, enquanto o Brasil prosperava e começava a nadar em dinheiro. Humilhados, os portugueses fizeram a Revolução do Porto, que mandava que os poderes de d. João fossem limitados por uma constituição. A revolta foi tanta que d. João voltou para Portugal e deixou nada menos que o "herói" da independência governando: D. Pedro I.
8. Portugal começou a pressionar d. Pedro à voltar ao seu país. O Brasil não queria