A INFLUENCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA DE ALIMENTAÇÃO NA PLANTA DE VAPOR
ALIMENTAÇÃO NA PLANTA DE VAPOR
Mauricio Sanches Garcia
Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro
Seção de Reparo de Caldeiras
Rio de Janeiro − RJ − Brazil mauricio.Sanches@amrj.mar.mil.br 1. Introdução
Diversos processos industriais e sistemas de geração de potencia utilizam vapor como fluido de trabalho. A qualidade do vapor utilizado é fundamental para a conservação e a confiabilidade dos componentes do sistema. Este parâmetro é obtido através do controle químico da água de alimentação em uma planta de vapor. De modo geral, o controle envolve: a produção de água destilada de boa qualidade na planta de destilado; a detecção e a eliminação de contaminantes da água de reserva, condensado e água de alimentação e a manutenção da qualidade da água de alimentação dentro dos limites recomendados pela adição de elementos químicos e processos de extração de contaminantes da caldeira.
A utilização da água de alimentação em condições impróprias resulta em falhas na caldeira.
Estas falhas, além de indisponibilizarem os equipamentos, acarretam em elevados custos operacionais e de manutenção. As avarias são caracterizadas por depósitos indesejáveis no lado da água, corrosão e arrastamento. Os depósitos restringem a transferência de calor através dos tubos da caldeira e eventualmente conduzem a falhas. A formação de lama, em excesso na caldeira, oriunda de extrações inadequadas e as escamações nos tubos devido ao tratamento químico incorreto irão resultar em depósitos do lado da água. A corrosão e a perda de espessura dos metais são causadas de diversas maneiras, entre as quais: tratamento químico insuficiente ou tratamento químico além do necessário da água de alimentação e a presença de oxigênio.
Esta contribuição apresenta as teorias de tratamento de água de caldeira sobre as quais os controles de qualidade são estruturados. O objetivo é fornecer orientações de engenharia para utilizadores de vapor, tanto na