A influencia da nutrição no bem estar da terceira idade
Envelhecer deixou de ser um fenômeno característico dos paises desenvolvidos , mas sim uma preocupação á nível mundial, pois, a população de idosos vem crescendo cada vez mais e isto se deve-se uma melhoria das condições de saúde. Chegar à idade avançada depende 30% da nossa herança genética, mas também 70% dos fatores ambientais, alimentação, estilo de vida, doenças e tóxicos que estamos expostos como o álcool e o tabaco. Portanto o alimento é fundamental para a manutenção de todos os nossos processos vitais. È através dele que obtemos a energia necessária para manutenção desses processos.
Com o envelhecimento o organismo vai ficando menos resistente á ação de radicais livres, no entanto, comer com moderação não é só importante e sim fundamental para permanecer saudável e jovem. Por isso a nutrição é capaz de modular os efeitos do envelhecimento com a oferta de uma dieta rica em vitaminas, antioxidantes, de baixa caloria, baixo teor de colesterol e de alimentos antiinflamatórios, pois uma dieta inadequada está relacionada a inúmeras doenças, destacando-se a arteriosclerose, a hipertensão arterial, o câncer e o calculo renal.
No entanto, a nutrição funcional diante deste quadro aplica-se no tratamento de adultos e jovens e meia idade que buscam a longevidade, prevenção de doenças crônicas, diabetes e doenças cardiovasculares, além da manutenção de um estado de saúde favorável.
Na terceira idade há uma diminuição global da atividade das células, o que leva a modificações das necessidades nutricionais, pois deve ter cuidado com alguns alimentos. A ingestão de sal deve ser reduzida para evitar a retenção de líquidos e aumento da pressão, bem como o açúcar devido á alta incidência de diabetes, e a carne vermelha para não prejudicar os sistemas gastrintestinal e renal.
Por outro lado é importante aumentar o consumo de fibras, hortaliças, legumes, frutas e cereais integrais, a fim de