A influencia da comunicacao na profissao de militar
Introdução
A influência da comunicação no serviço policial militar
A Polícia Militar como órgão público estadual depende significativamente da comunicação para que seus objetivos sejam cumpridos, como a preservação da ordem pública e o bom andamento do policiamento preventivo e ostensivo, transmitindo segurança e confiança a sociedade. Na verdade não só a polícia militar, mas sim todas as pessoas necessitam cada dia mais da comunicação, que com seus avanços tecnológicos são de grande valia para o progresso não só da segurança pública, mas sim de toda a civilização.
Mas antes de falarmos sobre a importância da comunicação, precisamos definir o que é a comunicação, como ela se dá e qual é a sua importância no âmbito geral, para depois discorrermos sobre a sua influência e importância no serviço policial militar.
1- O que é comunicação?
A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional. A comunicação começou desde a pré-história em que os primeiros seres humanos começaram a se comunicar através de pinturas rupestres e de gestos e possibilitou o desenvolvimento da humanidade e pode-se dizer a sua sobrevivência. A comunicação é uma evolução que não para e está em constante movimento.
1.1 – Quais os elementos da comunicação?
Os componentes da comunicação são: o emissor (quem transmite a mensagem), o receptor (a quem a mensagem é destinada), a mensagem, o canal de propagação, o meio de comunicação, a resposta (feedback) e o ambiente onde o processo comunicativo se realiza.