A Influ Ncia Do Pecado Em Rela O A Imagem E Semelhan A De D
INTRODUÇÃO
Veremos nesta obra o que é imagem e semelhança, opiniões dos Pais da Igreja com relação a este assunto, também dos reformadores e assim tentar chegar em um senso comum.
Vamos ver também a influência do pecado em relação a imagem e semelhança.
Quais as suas causas e dores. A morte é conseqüência do pecado! Mas por que? Veremos nesta pequena obra todos estes assuntos.
I - O HOMEM, A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS
Em Gn 1.26 a Bíblia diz que o homem foi feito (criado) a imagem e semelhança de Deus.
Neste caso houve paridade e unidade na divindade em relação a criação, pois podemos notar o verbo fazer no plural: e disse Deus: Façamos o homem a nossa imagem conforme a nossa semelhança.
Tem sido muito difícil saber com certeza em que se baseia ou se constitui de fato a imagem e a semelhança de Deus no homem, mas no decorrer dos tempos desde os Pais da Igreja este assunto tem sido discutido por vários teólogos. Daí, podemos ver diversas teorias com relação a este assunto.
1.1 - Os Pais da Igreja
Vemos claramente como trataram este assunto, eles apontaram para as características racionais e morais no sentido de que o homem pudesse santificar-se. Alguns disseram que esta imagem não se limitava só no racional e moral, mas também que o homem possui características físicas.
Irineu e Tertuliano foram os primeiros a fazerem uma diferença entre imagem e semelhança de Deus no homem.
Identificaram na imagem a razão e a liberdade, já na semelhança viram a retidão original. Esta tese foi sustentada pelos escolásticos, e Tomas de Aquino deu-lhe uma aplicação dogmática.
Encontramos também em relação a semelhança de Deus, a teoria que esta se encontra na parte física do homem. Entretanto, essa teoria foi refutada por Clemente de Alexandria e Orígines, dizendo que a Palavra imagem indica as características do homem como homem simplesmente, enquanto que na palavra semelhança viram as qualidades que