A Influ Ncia Do Funcionalismo No Comportamentalismo
425 palavras
2 páginas
A INFLUÊNCIA DO FUNCIONALISMO NO COMPORTAMENTALISMO Surgiu a partir de um protesto contra o Funcionalismo e o Estruturalismo Ambas escolas incorreram no fato de assumir parâmetros subjetivos de avaliação , o que , segundo o Comportanientalismo, impedia a comparação e generalização dos resultados obtidosFuncionalistas como Cattel e Pillsbury estavam se aproximando dos conceitos comportamentalistas.
Cattell e outros funcionalistas, que acentuavam o comportamento e a objetividade, tinham declarado sua insatisfação com a introspecção.
Cattell na Feira Mundial de St. Louis, Missouri, em 1904, disse:
" Não estou convencido de que a psicologia deva limitar-se ao estudo da consciência como tal... Parece-me que a maioria dos trabalhos de pesquisa realizados por mim ou no meu laboratório é quase tão independente da introspecção quanto o trabalho da física ou da zoologia..." (Cattell, 1904, pp. 179,180).
James Mckeen Cattell( 1860- 1944)
Na virada do século, menos de 3% dos artigos experimentais publica dos nas revistas psicológicas americanas envolviam o uso da introspecção. Os psicólogos aplicados pouco tinham a fazer com a consciência e a introspecção
Mesmo antes de Watson surgir no cenário, os psicólogos funcionais haviam se distanciado da pura psicologia
Robert S. Woodworth (1869–1962)
Robert Woodworth, da Universidade Colúmbia, comentou que os psicólogos americanos estavam
“chegando lentamente ao comportamentalismo..., na medida em que um número cada vez maior deles exprimia, a partir de 1904, uma preferência por definir a psicologia como a ciência do comportamento, e não como uma tentativa de descrição da consciência” (Woodworth. 1943, p. 28).
Em seus escritos e palestras, alguns psicólogos funcionais eram bem específicos ao defender uma psicologia objetiva que tivesse como foco o comportamento, e não a consciência.
Angell, talvez o funcionalista de ideias mais avançadas, previu que a psicologia americana estava pronta para assumir uma maior objetividade.