A Influ ncia da Motiva o Humana
Turma: 3001 Noite Sala: 112
Acadêmicos: Alzemy Santos
André Ferreira
Brenda Carina
Bruna Bezerra
Dayane Barros
Julio Victor
Luis Felipe
Silvio Souza
A INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO HUMANA
Com o surgimento da Teoria das Relações Humanas, a homem passa a ser visto como indivíduo que não busca apenas recompensas salariais e materiais e sim a satisfação de outras necessidades que agem como fator motivacional.
Surge então várias teorias sobre a motivação humana.
Motivação é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão a um comportamento específico, podendo este impulso à ação ser provocado por um estímulo externo (provindo do ambiente) ou também ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo (CHIAVENATO, 1999).
Lewin, um psicólogo alemão, se referia ao comportamento social como um fator importante para a motivação, baseadas em três suposições fundamentais:
1. Comportamento é causado pôr estímulos internos (hereditariedade) e externos (vivência);
2. Comportamento é motivado pôr algum objetivo;
3. Orientado para objetivos pessoais. Existe sempre um impulso, um desejo, uma necessidade,
Assim, afirmava que o comportamento humano não depende só do passado, ou do futuro, mas do campo dinâmico atual e presente. Esse campo dinâmico é o “espaço de vida que contém a pessoa com seu ambiente psicológico”.
Já a Teoria de Maslow, afirma que a satisfação das necessidades do homem é importante tanto para a sua parte física quanto para sua parte mental (SPECTOR,2006). Estando organizada da seguinte maneira:
Fisiológicas: são necessidades de sobrevivência do corpo em sua forma mais instintiva como, fome, sede e sono.
Segurança: necessidades de segurança e proteção.
Sociais: são os relacionamentos, a amizade, o amor e o sentimento de pertencer a um grupo.
Estima: inclui fatores internos (realização, auto-imagem e respeito) e fatores externos (status, reconhecimento e atenção).