A Influ Ncia Da Lua Na Agricultura
Se você quiser tirar o maior proveito da posição da Lua no seu Jardim ou Plantação é preciso levar em conta as fases da Lua quanto aos signos que ela atravessa. Considera-se que é melhor semear plantas que dão frutos acima da terra durante a Lua Crescente, e as que dão frutos abaixo da terra, durante a Minguante.
Alguns estudos mostraram que as batatas criadas em condições de laboratório e um nível constante de calor e luz continuam reagindo aos ritmos lunares. Um cientista chamado Frank A. Brown levou algumas ostras da costa americana do Atlântico para aquários artificiais no interior de Illinois. Depois de duas semanas as ostras adaptaram seus períodos de abertura e fechamento, de acordo com as marés do Atlântico. Plantio pelas Fases da Lua Lua Minguante: Nesta fase é pouca a influência da Lua sobre a terra. É provável que esta força seja insignificante. A energia ou força contida na terra tende a descer. Daí pensamos no que os mais velhos dizem: “nesta fase da lua as coisas que crescem da terra para fora minguam, e as coisas que crescem de fora para dentro vigoram (raízes)”.
Na prática observando o comportamento das hortaliças, concluiu-se que nessa fase plantam-se raízes; rabanetes, beterraba, cenoura, inhame, batata, cebola de cabeça (bulbos) e outras.
Quanto à seiva, a planta absorve menos quantidade de seiva no caule, nas folhas e nos ramos. Fase boa para tirar bambus, madeiras para construção e cabos para ferramentas, etc.
OBS: A durabilidade é maior, resiste mais ao ataque de pragas. Bom para fazer desbrota (porque a planta está menos concentrada de seiva, cicatriza mais rápidos os ferimentos e dificulta a penetração de parasitas). Faz-se a poda caso queira retardar a brotação (lembrando que podas repetitivas nessa fase da Lua podem levar a planta ao enfraquecimento, e até mesmo interromper o seu ciclo de vida).
O que acontecerá se plantarmos raízes na Lua forte? No caso das hortaliças, a planta vegeta muito