A Influ Ncia Da Cultura Norte Americana Na Comunica O
Texto 1
Disciplina: Agência Integrada de Publicidade e Propaganda
A influência da cultura Norte-Americana na comunicação
Texto: Prof. Carlos Scopinho
É difícil enxergar com clareza as coisas que estão muito próximas de nós, sobretudo quando elas já se encontram ali desde que nascemos fazendo parte da nossa rotina e compondo o cenário do nosso cotidiano. Pelo fato de conviver com elas o tempo todo, nós as encaramos como naturais, raramente questionando suas origens, razões de serem, funções reais, a quem estão beneficiando e como poderia ser nossa vida sem elas.
A todo o momento, em todos os lugares, percebemos nossa condição de colônia cultural norte-americana evidenciada. A língua inglesa é sem dúvida a segunda mais importante do país e a primeira do mundo, e isso nos é mostrado nas marcas de nossas roupas, veículos, cigarros, letreiros de bares e lojas, nas FMs, nos filmes, TV, em revistas, brinquedos, etc.
Não conhecemos sequer qual seria o mundo brasileiro de viver.
Atolados e sufocados pela dominação norte-americana, não sabemos o que fomos, somos. Perdemos, em termos culturais, nossas raízes, nossa identidade e nossa riqueza. Há tempos somos vítimas de um processo de despersonalização, reduzidos a meros consumidores de bens e hábitos que não condizem com nossa realidade, e os meios de comunicação de massa, exercem papel de fundamental importância no chamado “estilo americano de ser”.
Reconhecemos que chegam até nós muitas coisas boas da cultura norte-americana. Devemos apreciá-las e incorporá-las. A questão não é execrar culturas diversas, mas cuidar para que elas se interajam em igualdade de condições e benefícios e questionar o monopólio de nossa cultura estar nas mãos dos americanos. Shopping Center, baby, heavy metal, love, please, bye bye, lady, darling, surf, Disney, status, impeachment, gentleman, god, relax, ok, cowboy, country, the best, tennis, dockside, breakfast, bus, trainning, são apenas umas poucas