A inflaçao e o desemprego
Esse estudo tem como objetivo mostrar a relação direta entre a inflação e o desemprego, detalhando os principais fatores e pontos em que um influencia o outro, e o porquê decorrente disso surge o desemprego.
A inflação é um problema que todas as economias já enfrentaram, e até hoje enfrentam, ela ocorre quando os preços de todos os produtos aumentam em um período prolongado e continuo, ou seja, se apenas o preço de um produto do mercado sofre alteração e os demais continuam estáticos não é considerado inflação. O principal efeito disso é a desvalorização da moeda do País, assim baixando o poder aquisitivo da população, mas isso nem sempre quer dizer que o País vai virar um caos, nossa vizinha Argentina está enfrentando a média de 37% de inflação no ano e mesmo assim o poder aquisitivo do País é um dos maiores da America Latina.
Um grande problema é quando a inflação cresce rápido demais, isso como já foi explicado significa que o poder aquisitivo da população vai baixar e o preço do produto vai subir. Nessa situação se deparamos com o desemprego crescente e continuo, até a situação financeira do País se normalizar. O que ocorre é que o produto vai ser fabricado, o fabricante vai gastar mais na mão de obra e quando ele estiver finalizado não haverá compradores, vamos a um pequeno exemplo. Imagine que você é empregado de uma fábrica de sacolas, o seu trabalho é operar a maquina que transforma o plástico e faz o molde para a sacola, seu País vai de mal a pior e a inflação sobe cada dia mais, seu chefe vai ser obrigado a pagar mais pela matéria prima da sacola e cortar gastos na empresa para equilibrar o financeiro, então ele decide eu você vai ser despedido, o reflexo disso para a empresa vai ser ver a produção diminuir e conseqüentemente suas vendas também, o reflexo para você e todos os outros setores vai ser que como você não está mais empregado seu poder aquisitivo despenca e você vai deixar de comprar outros