A infec o aguda pelo v rus HIV
865 palavras
4 páginas
A infecção aguda pelo vírus HIV, também chamada de síndrome retroviral aguda, é um quadro semelhante à gripe, que surge de duas a quatro semanas após o paciente ter sido contaminado. Nem todos os pacientes recém-infectados apresentam uma fase aguda e muitos dos que apresentam o fazem de forma não específica, com sintomas semelhantes aos de qualquer uma das várias viroses respiratórias comuns ao ser humano. A infecção aguda pelo HIV é o período de tempo imediatamente depois do contato com o vírus da imunodeficiência humana. Nesse período, nos dias imediatamente posteriores à infecção, a multiplicação do HIV é extremamente rápida e o vírus faz muitas cópias de si mesmo, levando a uma quantidade extremamente alta de HIV no sangue (essa quantidade de vírus no sangue é chamada de carga viral). Durante o período é frequentemente muito alta, porque as defesas do corpo ainda não tiveram tempo suficiente para responder ao vírus. À medida que a quantidade de HIV aumenta no corpo, um grande número de glóbulos brancos, chamados de células T CD4 +, responsáveis pela defesa do corpo, são destruídas. Ao longo do tempo, a infecção pelo HIV provoca uma grande diminuição no número e na qualidade de células T CD4 + no corpo, enfraquecendo o sistema imunológico.
Cerca de seis a oito semanas depois de adquirir a infecção pelo HIV, o corpo começa a defender-se através da criação de anticorpos. O desenvolvimento de anticorpos faz com que a quantidade de HIV caia, mas o vírus ainda permanece no sangue, e nunca desaparece completamente. O período conhecido como infecção aguda pelo HIV pode ser referido por nomes diferentes, tais como infecção primária pelo HIV, síndrome retroviral aguda e síndrome de infecção aguda pelo HIV. Todos os nomes descrevem esta rápida fase imediatamente posterior à infecção pelo HIV.
Quais são os sintomas de infecção aguda pelo HIV?
A infecção aguda pelo HIV pode ou não ser acompanhada por sintomas. Aproximadamente metade das pessoas infectadas com HIV