a infancia
Consegue mover os braços e as pernas coordenadamente
Manipula pequenos objetos e “ferramentas” simples com destreza.
Comunica através dos sons, gestos e expressões faciais.
Imita gestos e começa a compreender a relação causa/efeito das coisas (compreende, por exemplo, que se abanar um brinquedo produz ruído). Tem vergonha e timidez face à presença de pessoas estranhas.
Muda de posição facilmente. Já consegue estar de pé sozinho e inclinar-se para apanhar um brinquedo do chão. Aprende como aprender explorando, experimentando e interagindo com o meio envolvente. Presta cada vez mais atenção quando falam com ele. Pode responder com palavras com algum significado. Estende os braços ou as penas para ajudar a vestir-se. Sente-se seguro na presença dos pais ou das pessoas com quem convive frequentemente.
Tenta senta-se sozinho. Levanta-se momentaneamente e cai. Prepara-se para ser independente e dar os primeiros passos. Começa a auto identificar-se, a ter consciência de si próprio, enquanto pessoas, e do seu corpo. Responde a perguntas simples. Usa gestos simples como abanar a cabeça para dizer “Não”. Alimenta-se com as mãos. Consegue agarrar uma colher e levá-la à boca. Tenta alimentar-se sozinho. Repete as tarefas uma e outra vez.
Dá dois ou três passos sozinho sem cair.
Reconhece que os objetos são permanentes e que as pessoas continuam a existir mesmo quando não os consegue ver.
Usa exclamações como “Uh-oh!”. Começa a dizer palavras simples como “Papá” e “Mamã”. Explora os brinquedos de formas diversas. Já encontra os objetos escondidos facilmenteotor Cognitivo Linguagem Emocional Social
Consegue mover os braços e as pernas coordenadamente
Manipula pequenos objetos e “ferramentas” simples com destreza.
Comunica através dos sons, gestos e expressões faciais.
Imita gestos e começa a compreender a relação causa/efeito das coisas (compreende, por exemplo, que se abanar um brinquedo produz ruído). Tem