A indústria do amoníaco
Mª Fernanda Viegas 2009/2010
A industria química é uma actividade económica que, a partir de matérias-primas, produz novas substâncias através de reacções químicas.
A INDÚSTRIA
DO AMONÍACO
O objectivo prioritário desta indústria é fabricar um produto a preço tão baixo quanto possível mas respeitando as imposições de segurança e de protecção ambiental.
UTILIZAÇÕES DO AMONÍACO
O AMONÍACO
Um átomo de azoto e três átomos de hidrogénio
Geometria piramidal
Encontra-se no estado gasoso à temperatura ambiente e à pressão normal. À pressão normal, o ponto de ebulição é 33ºC e o ponto de fusão é – 78º C.
O amoníaco é um gás tóxico, incolor e inflamável, apresentando um cheiro característico picante e intenso. É altamente solúvel em água.
As suas soluções são fortemente corrosivas, sendo especialmente perigosas se entrarem em contacto com a pele, os olhos e as vias respiratórias.
OBTENÇÃO DO AMONÍACO
Caras Pequenas Quantidades Barato Equipamento
Laboratorial Síntese de qualquer composto
Matérias-primas Industrial Baratas
Muito grandes
Muito caro
SÍNTESE INDUSTRIAL: ASPECTOS HISTÓRICOS
Teve como causa primeira as necessidades da guerra e só posteriormente foi utilizado no fabrico de fertilizantes. O guano (nitratos, sais amoniacais, ácido úrico,...) era um dos recursos mais importantes para a indústria alemã de explosivos.
Ilha de guano, costa do Peru http://thefreshscent.com/tag/peru/
O
guano
do
Peru
e
Chile
distingue-se
pelas
condições
especiais de clima: água fria e ar quente evitam a queda de chuva e os dejectos são “cozidos” em contacto com a atmosfera quente.
Os alemães perceberam que entrando em guerra com os ingleses haveria bloqueio a materiais como o guano e assim os químicos alemães estudaram um processo alternativo para obtenção de nitratos.
Químico alemão que desenvolveu processos para obtenção de armas químicas.
Prémio Nobel em 1918. Mas nem