a industrialização do brasil
Durante o período colonial, devido às regras da teoria econômica do mercantilismo, nenhuma atividade industrial poderia ter lugar no Brasil. Apenas uma pequena indústria para consumo interno era permitida, devido às distâncias entre a metrópole e a colônia, e eram, principalmente, de fiação, calçados, vasilhames. Na segunda metade do século XVIII, em 1785, Portugal proibiu fábricas na colônia, o motivo foi que os portugueses não pretendiam criar concorrência com os produtos vendidos no Brasil para Inglaterra.
Ou
Durante o período colonial, não existia indústria propriamente dita, mas somente beneficiamento de produtos agrícolas. Moendas de cana, beneficiamento de madeira.
Os produtos industriais eram importados da Europa, tecidos, ferramentas, até materiais de construção.
A cafeicultura contribuiu para diversificar o ciclo e o domínio da cana de açúcar, predominante no nordeste, além de ter contribuído para aumentar as receitas e o desenvolvimento dos estados do sudoeste.
Quais os benefícios da primeira guerra mundial para industrialização(economia) brasileira?
Durante os quatro anos da Primeira Guerra, os países europeus envolvidos no conflito voltaram a produção de suas indústrias para a fabricação de armamentos e equipamentos para os soldados. Desta forma, O Brasil ficou sem opções para importar produtos manufaturados da Europa. Ricos cafeicultores brasileiros, aproveitaram o momento e investiram capital acumulado nas indústrias, favorecendo assim a industrialização do Brasil.
O Brasil também lucrou muito exportando matérias-primas para os países em guerra como, por exemplo e principalmente, a borracha. Também exportou muitos produtos agrícolas (café, cacau e açúcar).
Por que a industrialização brasileira é chamada de tardia ou retardatária?
Porque é um país que só tinha olhos para o café, o produto de