A industrialização da humanidade
Ao longo da história a produção industrial tem modificado profundamente o espaço geográfico.
Em pouco mais de 100 anos de revoluções industriais, o mundo tem vivido constantes transformações principalmente na área tecnológica, surgem novas máquinas, há mais consumo de energia e ampliação do mercado consumidor.
Antes do período da industrialização os produtos eram fabricados artesanalmente nas manufaturas, depois com o surgimento da indústria no final do século XVIII, a produção passou a ser em grande escala, diminuindo o custo e o tempo de produção e gerando mais lucros.
No que diz as evoluções tecnológicas podem ser classificadas em: Primeira, Segunda e Terceira Revolução Industrial.
Primeira Revolução Industrial foi marcada pelo surgimento da primeira máquina a vapor e pelas consequentes mudanças na sociedade em virtude dessa nova tecnologia.
------------------------------
1º etapa da industrialização
- séc. XVIII: Inglaterra
Possuía um grande capital, encontrou uma grande quantidade de mão de obra, e era beneficiada por ter grandes reservas de carvão.
-setores têxtil, siderúrgico e agrícola.
Segunda Revolução Industrial envolveu uma série de desenvolvimentos dentro da indústria química, elétrica e siderúrgica, com base no uso intenso do petróleo como fonte de energia.
-------------------------------
2º fase da revolução industrial
- sec. XIX: difusão da Alemanha, Bélgica, França, EUA, Japão.
Na 2º fase não haverá concorrência, surgirá grandes grupos econômicos.
O aço e a eletricidade agora são utilizados, deixando de lado o ferro e o vapor.
- consolidação do capitalismo
- afirmação do liberalismo
- urbanização
- questão social
- novas ideias
Terceira Revolução Industrial, conhecida também como a Revolução Digital ou mesmo Era do Conhecimento, caracteriza-se pelo uso intensivo da informática e telemática e as consequentes transformações nas relações sociais e econômicas.