A industria petroquimica
Petroquímica
PENSANDO NO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO DO PAÍS BRASILEIRO
Trabalho apresentado à Faculdade Pitágoras Campus Betim –
Curso de Engenharia Mecânica – Homem Cultura e Sociedade.
Traz uma abordagem simples do setor petroquímico, ilustrando as condições atuais , e as tendências futuras deste que posiciona como uma grande promessa brasileira, rumo ao desenvolvimento do País.
Sumário
Sumário 3 4
INTRODUÇÃO 5 DEPENDÊNCIA 6
DADOS DE 2008/2009 6 CONTRIBUIÇÃO SOCIAL NO PAÍS 8
INTERVENÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO 9
CONCLUSÃO 10
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 11
INTRODUÇÃO
A petroquímica é a atividade industrial de produção de derivados de petróleo, normalmente a partir da separação dos componentes do petróleo por destilação. Petróleo e gás natural são normalmente percebidos pelo grande público como sendo essencialmente fontes primárias de combustíveis. A indústria petroquímica é uma subdivisão da indústria química. Ela utiliza a nafta (derivado do petróleo, obtido através do refino) ou gás natural, como matéria-prima básica. A petroquímica surgiu na década de 1920, nos Estados Unidos, como resultado de pesquisas que visavam à transformação de produtos naturais. Em 2000 a petroquímica representava 60% da indústria química do Brasil. Produz o equivalente a 13% do PIB da indústria brasileira de transformação; gera, aproximadamente, 310 mil empregos diretos e recolhe cerca de 15% de taxas e impostos do total dos setores produtivos .
DEPENDÊNCIA Durante o governo JK (1956-1961), período de grande expansão da economia, o crescimento da demanda por plástico no país, associado à necessidade de substituição de importações, gerou a necessidade de um parque industrial. Foi estimulada a implantação de subsidiarias de empresas internacionais em segmentos diversos de produtos finais (pois elas precisavam ampliar o mercado)