A Indu O Eletromagn Tica
Suponhamos um condutor fechado c colocado num campo magnético. Para simplicidade, imaginemos o campo uniforme (fig. 303). Seja S a área da superfície determinada pelo condutor; o ângulo formado pela normal a essa superfície com as linhas de força; a indução magnética. O fluxo magnético através da superfície S é:
A experiência nos mostra o seguinte: se por um processo qualquer variar o fluxo , como consequência aparecerá no condutor uma corrente elétrica. Esse fenômeno é chamado indução eletromagnética. A corrente i que aparece é chamada corrente induzida.
Portanto, chama-se indução eletromagnética ao fenômeno pelo qual aparece corrente elétrica num condutor, quando ele é colocado num campo magnético e o fluxo que o atravessa varia.
É importante notar que a causa da indução eletromagnética é a variação do fluxo. Se o fluxo permanecer constante e não variar, então a corrente elétrica desaparecerá.
Variação de fluxo A variação do fluxo pode ser obtida, ou por uma variação da indução , ou por uma variação da área S, ou por uma variação de . Na prática, o que se faz quase sempre é variar o , pois para isso basta girar o condutor dentro do campo magnético. Nesse caso, a variação do fluxo é igual àquela descrita no capítulo anterior (recorde, porque é importante).
LEI DE FARADAY-LENZ
Faraday observa que sempre que existe um movimento relativo entre espira e imã, independente de quem se mova, surge uma corrente elétrica, chamada de corrente induzida, na espira. Através desse e de outros resultados, nos quais nota que a corrente elétrica induzida é mais intensa quanto maior a área da espira e quanto mais rápido é o movimento, enuncia o seguinte resultado:
A variação do fluxo magnético em uma superfície provocava o aparecimento de uma corrente induzida na espira, o que equivale ao aparecimento de uma força eletromotriz (f.e.m.), ou voltagem, induzida na espira.
Heinrich Friedrich Emil Lenz, em 1833, observou que a corrente induzida