A indisciplina no contexto escolar
No presente artigo, pretendemos tratar da temática, indisciplina no contexto escolar, de forma critica e reflexiva, partindo do pressuposto de como a mesma dificulta o processo de ensino-aprendizagem, abrolhando o baixo rendimento escolar dos alunos.
A instituição família e escola devem compartilhar deveres e responsabilidades na formação do individuo como um todo, principalmente na infância, onde começa a formação das características individuais de cada ser, da personalidade. Porem não é o que se observa no contexto social atual, é perceptível que tem se atribuído a escola responsabilidades que competia a família, acendendo assim mudanças no objetivo da educação escolar, e sobrecarregando os profissionais da área da educação.
O Estagio supervisionado II, se apresentou como um desafio, tendo em vista que tivemos o contato direto com a indisciplina no âmbito escolar. Com base nas discussões levantadas em sala de aula, no momento das aulas expositivas da disciplina Estagio supervisionado II, que serviram como troca de experiência e aprendizado, iremos expor, pensar algumas questões, baseada nas nossas observações e na leitura e revisão dos teóricos que tratam da temática em questão.
A indisciplina em sala de aula é uma questão complexa, que requer uma atenção especial dos profissionais da educação, já que a mesma compromete o desempenho escolar do individuo e também de toda a classe, desvalorizando as relações interpessoais, gerando o desrespeito e a agressividade entre os sujeitos.
Ao pensar algumas questões preliminares, vem em nossa mente que o educador deve dispor de metodologia e habilidades que venham desfazer esse caminho, passando a desenvolver a noções de valores e respeito ao outro, focando no desenvolvimento da criança como um todo e na educação para a cidadania.
Palavras-chave: Indisciplina, Família, Ensino-aprendizagem, Prática docente.
Introdução: Nosso artigo,é constituído da seguinte maneira: introdução